segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Família na escola









Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano, são  marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e  significativos serão os resultados na formação do sujeito. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares e é importante que pais, professores e alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no seu cotidiano sem cair no julgamento - culpado x inocente, porém buscando compreender as nuances de cada situação. No contexto atual, família e escola são incumbidas de desenvolver a criança e o adolescente em todos os aspectos possíveis, a fim de auxiliá-los no seu desenvolvimento, e no fortalecimento de seus princípios éticos e morais, para convivência social mais justa, participativa, crítica e saudável.

Paulo Freire (2003) ressalta que a escola é lugar onde se faz amigos. Não se trata só de estrutura físicas, horários e conceitos, a escola é, sobretudo, gente que trabalha que estuda que se alegra se conhece, se estima. A escola será cada vez melhor à medida que um respeita o outro, pois ela não é lugar só de estudar, trabalhar, é também de criar laços de amizade. O ambiente escolar é um espaço propicio para a convivência fora da vida privada, intima e familiar.  Ao chegarmos nela, passamos por um processo de aprendizagem que também nos ensina como participar do restante da vida social.

A comunicação entre família e escola deve ser pautada na confiabilidade, na credibilidade transmitida pelos valores envolvidos, pelo respeito e pela integração. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Um caminho de cooperação que só será efetivo se os pais compreenderem que à escola não cabe exercer a função moral da família. E, se a escola promover ações de conscientização junto a essas famílias para que fique clara a importância do dever de cada um no desenvolvimento do aluno/filho, e que, embora essa parceria escola e família seja essencial, cada um desses setores deve conservar suas particularidades (DI SANTO, 2007)

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